Pesquisa

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dúvida Cruel



Minha afilhada (Ludmilla, no primeiro comentário que recebi \(^o^)/ ) me questionou sobre o aumento do meu tempo livre, quando estaria me livrando de determinadas coisas/tecnologias que comprovadamente me dão mais tempo livre. De facto, um dos passo que já dei nesse sentido foi reduzir o uso do carro. Em alguns aspectos o carro realmente economiza tempo, mas em outros, ele gasta muito tempo e, junto com o tempo, muito dinheiro. Se pensarmos somente no deslocamento de um ponto a ouro, certo é que ir de carro gasta menos tempo. No entanto, ao chegar no lugar que se deseja, não há vagas na rua, e é preciso ficar rodando nos quarteirões próximos para encontrar uma vaga, ou rodar até não achar nada e parar, então, em um estacionamento. Depois disso, a diferença de tempo entre o momento de partida e o de chegada, usando bicicleta e carro fica mínimo. Vejam este trabalho realizado por alunos da UNICAMP, comparando trajetos percorridos por carro e por bicicleta. Comparando carros e bicicletas num trajeto de 2,8km, a diferença de tempo fica abaixo de 5min. Dessa forma, eliminamos o problema da perda de tempo com um meio de transporte mais lento.
O mesmo trabalho mostra ainda a diferença nas despesas consumidas por cada um dos meios de transporte, mostrando que a bicicleta se torna ainda mais vantajosa quando a comparação é levada para o lado econômico. Usando a medida de 100 dias letivos num ano, o trabalho mostra que as despesas com carro são 5,7 vezes maiores que as despesas com bicicleta. Essa diferença tinha o valor absoluto, em 2006, de R$1.090,65 - o equivalente a 2,42 salários mínimos de R$450,00 (valor praticado no estado de São Paulo no ano referido). Olhando por esse lado, a pessoa que escolhesse ir de bicicleta para a faculdade estaria economizando R$1.090,65 o que lhe permitiria, ou uma diminuição em sua carga horária de trabalho, ou ter uma quantia maior para gastar com lazer de melhor qualidade. Das duas uma, ou se consegue melhorar a qualidade de seu lazer, logo de vida, ou se consegue mais tempo livre.
Dei o exemplo do carro porque foi o primeiro que me veio à cabeça. Certamente tomarei decisões e caminhos que irão fazer com que eu perca muito tempo, ou mesmo dinheiro, mas acredito num saldo positivo no final das contas.

2 comentários:

Ludmilla disse...

Acho que pra sair da sua casa e chegar no cursinho, por exemplo, a bicicleta é mil vezes melhor.
Mas você tem noção que eu gasto, no total, umas 2h20min, num dia normal, só pra me deslocar entre a minha casa, a loja e o banco? Perco esse tempo todo dentro de ônibus!
De carro seria muito mais rápido, eu não ia te que esperar o ônibus passar por lugares que eu não preciso, nem parar em cada ponto pra pegar passageiros. E de bicicleta seria impossível, sem chance.
E só estou falando de tempo! Nem estou contando com a possibilidade de ter que sair com a minha filha pequena, e se isso for num dia de chuva forte.

O trabalho que você mencionou trata de estudantes e do trajeto até a faculdade. É o mesmo exemplo da sua casa pro cursinho. Não tem vários lugares diferentes pra ir, nem muita coisa pra carregar, e você está sozinho.
O próprio trabalho cita na conclusão que a bicicleta é uma alternativa viável ao carro em pequenos percursos urbanos.

Outra: gastar menos dinheiro não diminui, necessariamente, nossa carga de trabalho. O trabalho é um pouco padronizado no Brasil, a gente não escolhe trabalhar um determinado número de horas dependendo da necessidade econômica. Lazer de qualidade também é questionável, só funciona para uma pessoa que trocar o carro pela bicicleta e deixar de gastar com ele, não pra alguém que não tem um carro e adota a bicicleta logo a princípio.

Gustavo Alvarez (Timão) disse...

Infelizmente vivemos em uma sociedade em que o carro é muito mais um status do que um meio de transporte, por isso muitas vezes as pessoas não possuem essa consciência de utilizar meios de tranportes mais eficientes. Talvez para algumas pessoas, sobretudo as que possuem condições, devem achar constrangedor utilizar bicicletas ou transporte público(tá certo que o transporte público no Brasil não é muito bom, mas existe cidades onde funcionam muito bem), justamente pelo carro ser um Status!!!