Pesquisa

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Com que roupa eu vou?



Sou uma pessoa muito ligada em roupas. Assim como sou extremamente eclético para músicas, sou também para estilos de roupas. Tenho um pouquinho de cada estilo, e me visto de acordo com um ou outro dependendo do meu humor. O problema desse tipo de prática é que o acúmulo de roupas é muito grande, uso poucas vezes a maioria das peças, que não envelhecem, e vão ocupando mais espaço no armário, a medida que compro ou ganho mais peças, que servirão ao mesmo objetivo. Além das roupas que chamarei aqui de "do cotidiano", tenho também aquelas mais especiais, como ternos, sobretudo, umas camisas que só uso em formaturas, e uma bela coleção de gravatas. Somado a isso tudo estão as roupas velhas, que eu uso principalmente para ir à academia. Acredito que eu poderia ir quase um mês na academia sem precisar lavar uma peça de roupa sequer. Isso se aplica aos meus calçados também.
Essa é uma das coisas que mais preciso mudar para alcançar o estilo de Vida Mínima que desejo. Por isso resolvi compartilhar minhas dúvidas e pensamentos.

Quantas peças de roupas são as mínimas necessárias?
Do início. Pra que usamos roupas? Bem obviamente, pra não sair pelado na calçada. Mas de verdade mesmo, as roupas nos caracterizam. Os advogados usam terno, os médicos branco, e os mecânicos, macacões engraxados. Existem roupas para sair, para ficar em casa, para ir à missa. Eu queria encontrar algo mais generalista, que pudesse ser usado em qualquer lugar sem ficar ruim. No geral, o que mais vejo são pessoas usando calças jeans e camisas em seu horário de trabalho. É formal e causal ao mesmo tempo, só depende do número de botões que você deixa aberto. Irei adotar esse estilo por enquanto.
Eu costumo usar também, além da camisa, uma regata por baixo da camisa, para evitar que manchas de suor apareçam na roupa. Trabalhando/indo à faculdade 5 dias por semana, usando uma muda de roupa por dia, chegamos a nosso primeiro número: 5 calças, 5 regatas, 5 camisas, 5 pares de meia, 5 cuecas. Dos calçados tratarei depois. O número de calças parece um pouco exagerado. Geralmente consigo usar uma mesma calça por 2 ou 3 dias, se não suar, ou não sujar muito. Então, serão 3 calças por semana. Quando morava sozinho gostava de deixar a roupa acumular um pouco, para lavar com a máquina cheia, e deixava pra lavar roupas somente no final de semana. Calma, não ficarei pelado no final de semana. Cuidarei dele mais a frente também. Bom, se lavo as roupas somente no final de semana, preciso de pelo menos um dia a dois de roupas de reserva, caso chova demais e não consiga secar minhas roupas de trabalho/faculdade a tempo da segunda-feira. Serão então mais dois dias de roupas. Se quiser sair no final de semana também precisarei de roupas. Somo mais duas mudas então, uma para sexta e outra para sábado. Subtotal: 6 calças, 9 regatas, 9 camisas, 9 pares de meia, 9 cuecas. Arredondarei as cuecas e meias para 10, pois são as roupas mais passíveis de precisarem de trocas emergenciais. Total: 6 calças jeans, 9 regatas, 9 camisas, 10 pares de meia e 10 cuecas. Me parecem números interessantes.

E os calçados?
Bem, li num lugar certa vez, que é interessante que um calçado, após usado, seja deixado pelo menos 24h em descanso para que este possa respirar, de forma a impedir a proliferação de bactérias que causam chulé e diminuem a durabilidade do calçado. Pensando dessa forma, precisaria de apenas 2 pares de sapatos. Me parece razoável. Além deles irei incluir também um par de chinelos, e um par de sandalhas com tira no calcanhar, para poder dirigir ou pedalar confortavelmente e de acordo com a lei. Total: 2 pares de calçados, 1 par de chinelos e 1 par de sandálias com tira.

E nos finais de semana?
Nos finais de semana toda a formalidade das ruas e trabalho vai embora. É hora de sentir confortável. Colocarei para uso nos finais de semana 2 bermudas. Além delas precisarei também de camisetas. Vou deixar 2 regatas e 2 camisetas pólo. Um tipo para o verão e outro para meia-estação. Total: 2 bermudas, 2 regatas e 2 pólo.

E no inverno?
Bom, se todas as minhas camisas foram de manga comprida, daquelas que podem ser dobradas e abotoadas próximo do ombro, a situação já fica resolvida para a meia-estação. Como suo menos no inverno, e o uso de casacos acaba acontecendo mais na rua, pois em casa e no trabalho o ambiente interno costuma ser menor frio, dá pra usar um mesmo casa por uma semana. Colocarei um segundo casaco para emergências. Total: 2 casacos.

E para a musculação...
Costumo malhar usando uma bermuda de lycra e regata. Não uso regata no dia em que malho costas pois a costura machuca meus braços. Além disso, uso também uma bandana, para evitar que o suor atinja meus olhos. Como não preciso estar exatamente bonito e limpíssimo para malhar, as mesmas regatas, meias e cuecas usadas durante o dia servirão muito bem a este propósito, o que me ajuda a eliminar roupas. Precisarei somente de 5 bermudas e de 5 bandanas. Como são materiais que secam rápido, não colocarei as peças reserva. Total: 5 bermudas e 5 bandanas.

Contando as peças acima listadas somente sinto falta ainda de uma coisa. Uma sunga. Acredito que uma única sunga seja suficiente. Elas secam rápido e mesmo que eu passe um mês a ir à piscina ou praia todos os dias, lavando-a rapidamente à noite, e pondo-a logo para secar, sempre terei uma sunga limpa e seca para usar pela manhã.
Finalizando, terei então:
 - 1 sunga
 - 5 bermudas de lycra
 - 5 bandanas
 - 2 casacos
 - 2 bermudas
 - 2 camisetas pólo
 - 2 pares de sapato
 - 1 par de chinelos
 - 1 par de sandalhas de tira
 - 6 calças jeans
 - 11 regatas
 - 9 camisas de manga longa
 - 10 pares de meia
 - 10 cuecas

Ainda me incomoda um pouco o fato das calças serem jeans. Por mais que sejam práticas, bonitas e combinarem com tudo, são muito quentes. Tenho que procurar opções em tecidos mais frescos. Por enquanto é só, pessoal! Ótima segunda-feira!

3 comentários:

Ludmilla disse...

É, acho que isso é realmente muito pessoal.

Por exemplo: se uma pessoa passa todos os dias dela dentro de casa, talvez precise de um terço das roupas que seriam a quantidade mínima pra você. Mas pra uma pessoa que realiza várias atividades ao longo do dia e precisa trocar de roupa mais vezes (por causa do tipo de evento, ou do clima, sei lá), talvez a sua quantidade mínima não seja 10%. Se for mulher, então...

Acho que a gente já usa, automaticamente, a quantidade mínima de roupas no dia a dia. Tipo isso: você abre seu armário, pega tudo o que não usa há mais de um ano e manda embora. Sem nem pensar, senão desiste. Ou então você separa três pilhas: uma de roupas que usa sempre, outra que não usa nunca e outra que usa de vez em quando. Aí você fica com a pilha de roupas que usa sempre e manda as outras duas embora.

Esse negócio de "posso precisar dessa aqui porque vai ficar perfeita se eu for a uma festa de halloween", ou "essa eu vou usar depois que emagrecer aqueles sete quilos", acaba deixando um monte de roupa pegando poeira durante anos no guarda-roupa.

Então, o que eu acho sobre isso é que você pode ter as roupas que usa. Se você usa 100 peças de roupa, é porque precisa de 100 peças então não há problema em ter 100 peças. Se você usa 20, ou 300, ou 700... a mesma coisa.

Agora, o ponto em que eu queria chegar:
Pega essa lista final a que você chegou, vai até o guarda-roupa e tira tudo o que não estiver na lista. Você vai fazer isso? (Eu te ajudo!)

Eu tenho bem pouca roupa. Depois que engravidei e nada cabia mais em mim, dei tudo! E praticamente não comprei roupas novas pra repor. Mas tô precisando fazer uma limpa no armário mesmo assim... Deal?

Wolv disse...

Po... com certeza. Ainda quero refletir um pouco mais, e ver mais idéias, mas idéia é realmente retirar do guarda-roupas tudo o mais que estiver fora da lista. Achei sua argumentação legal, mas usar 365 camisetas, cada uma num dia do ano, a menos que a pessoa trabalhe como calendário, não é ter nem nada perto de mínimo ou necessário.
Mas concordo contigo, que como no caso dos transportes, isso aqui também deve ser analisado individualmente. Haverá diferenças exorbitantes entre as pessoas.

Anônimo disse...

uau!!!
primeiro nao sabia que vc gostava de escrever; segundo, que estava procurando levar outro tipo de vida... =p
Gostei muito do que li.. =D
E sobre alimentação? Não tem nada que dê pra simplificar???
=DD
love you

Bru