Pesquisa

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Vem sentar-te comigo, Lídia..."


Desde que comecei a ler o Blog Apocalipse Motorizado, e ver as intervenções urbanas que o pessoal do blog faz  (veja aquiaquiaquiaqui e aqui), comecei a observar melhor minha cidade (Resende, RJ), os caminhos que eu percorro diariamente e quais seriam as melhorias que eu poderia fazer por mim, pelos meus demais companheiros ciclistas, e enfim, pela minha cidade, sempre depender da demora e descaso do poder público, e ao mesmo tempo, sem infringir leis. 
Pois aconteceu que de tanto pensar, acabei não fazendo nada ainda. No entanto, fui agradavelmente surpreendido por uma intervenção que me deixou maravilhado. Resende é uma cidade do interior, e as pessoas que moram aqui não são o que eu posso chamar de politizadas, ativas social e politicamente, e nem ao menos educadas. É por isso que uma coisa tão simples mexeu tanto comigo. O fato é que numa certa manhã dessas fui acompanhar Ludmilla até o ponto de ônibus mais próximo de minha casa. É um ponto de ônibus improvisado. Desde o início do ano passado estão sendo realizadas diversas mudanças no sistema viário de Resende, e esse ponto foi criado, sendo sinalizado apenas por uma placa. Ele não tem cobertura nem calçamento e nem bancos.
Foi então que este cidadão (não é apenas um morador da cidade, mas um verdadeiro cidadão), movido por algum sentimento nobre, doou um banco velho e ligeiramente quebrado para o ponto de ônibus, para que outras pessoas possam usá-lo. Veja bem: o banco é bem velhinho e lhe falta o topo de um braço, mas as pernas estão em ótimo estado e o assento também, servindo muito bem ao propósito de ser utilizado em um ponto de ônibus. A verdade é que este cidadão poderia muito bem ter deixado esse banco em frente à sua calçada, poderia ter jogado ele no terreno baldio mais próximo de sua casa, poderia até mesmo ter queimado o banco em seu quintal, somente para se desfazer dele. No entanto, este nobre cidadão se deu ao trabalho de sair de sua casa, conseguir o transporte para o banco e deixá-lo junto ao ponto para ser utilizado por outras pessoas.
Parabéns amigo! Busco em breve seguir seus passos.

Nenhum comentário: