Pesquisa

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

If I had a hammer


Depois de um ano andando após abandonar meu carro e começar a andar de bicicleta, reparei que assim como nos automóveis, é necessário que se carregue junto da bicicleta um certo número de equipamentos e acessórios necessários a pequenos reparos e substituição de peças em situações de emergência, como a troca de um pneu. Assim, bolei uma lista com as coisas que trago em minha mochila sempre que saio a pedalar:

- Chave de corrente: não é essencial, mas te evita um trabalhão daqueles caso sua corrente venha a arrebentar durante o trajeto. Com ela é possível emendar elos partidos em poucos minutos. Bom lembrar que, se a corrente chegar a arrebentar, é bom logo procurar uma nova pois, a probabilidade de que aquele elo partido seja o único fraco é bem baixa.
- Câmara de ar sobressalente: lógico que você pode andar com um kit de reparo de furos de pneu, mas certamente remendar um pneu no meio da rua não é mais rápido que uma simples troca de câmara de ar.
- Bomba de ar manual (pequena): no caso de uma troca de câmara, é interessante ter uma pequena bomba de ar manual para encher o pneu, pelo menos o suficiente para que se possa chegar até um posto de gasolina.
- Chaveiro allen: quase todas as bicicletas têm hoje em dia peças presas por parafusos allen. Ter um pequeno canivete desses ajuda bastante, principalmente se for necessário fazer pequenos ajustes em freios e câmbio.
- Paletas para troca de câmaras: não são essenciais, mas da mesma forma que a chave de corrente, quebram um galhão, e ocupam pouquíssimo espaço, pesando quase nada.
- Chaves de boca do tamanho certo: verifique em sua bicicleta quais são os tamanhos das porcas, e depois pegue apenas as necessárias e traga consigo. São indispensáveis para a retirada da roda, caso a sua não seja presa por aqueles parafusos manuais.
 - Chave phillips e chave de fenda: também muito úteis no caso de serem necessários ajustes nos freios e câmbio. Eu, no caso, trago comigo um canivete suíço, que tem ambas as chaves.
Chaveiro allen, paletas, chaves de boca e chaves phillips e de fenda podem ser encontradas em certos kits elaborados especialmente para bicicletas, montados num mesmo canivete multiuso.

Além disso carrego sempre comigo:
- Poncho: sugestão do João Lacerda para proteção contra chuvas. Leia mais aqui.

- Velcro para prender a bicicleta dobrável.

Ainda estou a procura de um modelo de mochila onde que consiga colocar tudo isso, uma muda de roupas, um caderno, estojo e o notebook. Alguém sabe de um modelo interessante?

2 comentários:

Ludmilla disse...

Tirou onda com esse canivete aí, hein?

Ah, eu não vou precisar de nada disso mesmo. Só vou andar de bicicleta com você, e já que você tá levando as ferramentas, deixa que eu encho a minha mochila com comida :D

Não sei um modelo de mochila, mas procure por uma impermeável. Sempre.
Se for pra viajar, talvez uma daquelas de camping que tem divisórias internas e bolsos externos.

Olha aqui um kit:
http://www.netshoes.com.br/produto/index_ch.aspx?pc=15259

Stéfs disse...

é mew,arranja aquelas mochilas de acampar,pq pelo visto vc quer levar a casa junto!

Essas pessoas que querem tentam ganhar o mundo em cima de uma bike são complicadas!

quer mais nada né?! as ferramentas,a bike,roupa,notebook...só vc Wolv! hehe
Se eu ver alguma mochila bacana te aviso!

Beijos!